novembro 13, 2012

O que você crê, está de acordo com o que a Bíblia diz ?

Católicos e Evangélicos crêem num único Deus: o Pai; o Filho e o Espírito Santo. Compartilham da doutrina de que Cristo é o Salvador da humanidade, pela sua morte e ressurreição. Ambas ensinam a existência do céu e do inferno e aceitam a Bíblia Sagrada como a Palavra de Deus. Se há tanta concordância entre elas, porque caminham separadas? Este livreto o ajudará nessa questão e lhe responderá a inúmeras outras, baseadas na mais segura fonte de informação: a Bíblia Sagrada.
Nosso Senhor Jesus Cristo deixou registrado nas Escrituras um plano de salvação, plano este, que não vem de nenhuma religião ou de qualquer igreja. As igrejas foram instituídas por Jesus Cristo para evangelizar, orientar e manter o povo de Deus unido. Igreja não salva ninguém, quando afirmo isso, não desejo ofendê-lo, desmoralizá-lo e nem lhe apontar o dedo, mas apenas lembrá-lo das palavras do próprio Senhor Jesus Cristo que foram registradas no Evangelho de João 14:6: “Disse Jesus: Eu Sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
Esta passagem nos mostra que a salvação de nossas almas vem exclusivamente de Deus, segundo um plano que Ele mesmo estabeleceu. E este plano divino de salvação consiste em apenas duas coisas:
1-FÉ (fé para a salvação é confiar em Cristo como o único e suficiente salvador, portanto sua fé não deve ser depositada em imagens e estatuetas religiosas, pois, elas são feitas por mãos humanas, e sem qualquer condição de lhe ouvir e o socorrer).
2-ARREPENDIMENTO (arrependimento não significa fazer penitência ou praticar ritos que são tradicionais na igreja, mas sim mudança de caráter, atitudes e de pensamentos).
Hoje em dia muitas pessoas dizem que adoram a Jesus Cristo, mas usam de métodos que Ele nunca autorizou. Essas pessoas aceitam formas errôneas de adoração, simplesmente porque lhes disseram que era assim. Veja você mesmo: Onde você encontra na Bíblia autorização para se batizar recém-nascidos? Onde você encontra na Bíblia que para ser um líder ou uma autoridade da igreja, essa pessoa têm que ser solteira e fazer voto de castidade? Onde você encontra na Bíblia que existem santos e santas que fazem mediação entre Deus e os homens, se em 1Timóteo 2:5 a Bíblia afirma que só há um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo? Deus rejeita tudo aquilo que vai contra a Sua Palavra e contra aquilo que Ele ordenou, portanto ao terminar a leitura deste livreto, não se esqueça de que Cristo é sua única esperança de salvação, e depois reflita onde você passará a eternidade não tendo o seu nome escrito no Livro da Vida:

“E aquele que não foi achado escrito no Livro da Vida foi lançado no lago de fogo.”
Apocalipse 20:15



Quanto mais longe de Deus e de Sua Palavra estivermos, menos enxergamos o que está ao nosso redor. Distante de Deus e de Sua palavra, perdemos a noção do que é certo ou errado. Então tudo se confunde e passamos a tomar coisas erradas por certas e vice-versa. Isso, Deus, o Todo-Poderoso, chama isso de pecado. A mente fica obscurecida a ponto de não reconhecer coisas boas como boas, ou coisas ruins como ruins. Uma pessoa neste estado passa a questionar a Deus, a Sua Palavra, a Sua Justiça, as Suas Ordenanças, e acabam por aceitar todas as formas de deuses que os próprios homens criam com suas mãos e muita imaginação. Foi o que aconteceu com o povo de Israel no tempo do profeta Oséias:
“A Fidelidade e o amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus. Só se vêem maldição, mentira, assassinatos, roubo e mais roubo, adultério e mais adultério, ultrapassou-se todos os limites. O derramamento de sangue é constante. Por isso a terra pranteia, e todos os seus habitantes desfalecem; os animais do campo, as aves do céu e os peixes do mar estão morrendo.” Oséias 4:1-3
A Bíblia é mesmo uma mensagem atual! O texto do profeta Oséias bem que poderia ser uma manchete de qualquer jornal de hoje. Isso se deve à semelhança entre as pessoas do nosso tempo e os israelitas do tempo do profeta. A religiosidade do povo se entregando ao culto de imagens de escultura, a violência, a mentira e ao sexo libertino, além da destruição de famílias através de seus próprios familiares (pais contra filhos e filhos contra pais), são uma grande afronta a Deus. Fomos criados para termos vida em abundância, e não para admitirmos um submundo deturpado em nossas vidas. A religiosidade tem sido uma pedra de tropeço na vida de muita gente. Existe uma doutrina falsa ensinando que “precisamos crer em Deus a nossa maneira”. É por isso que muitos não se comprometem com o Evangelho e suas verdades. Queremos praticar uma religião, mas a nosso modo. Deus não quer esse tipo de religião. Ele quer vidas entregues em Suas mãos, como barro nas mãos do oleiro.

Vamos analisar agora o perigo da idolatria:
No primeiro mandamento Bíblico recebemos ordem de adorar somente a Deus, e a ninguém mais. No segundo mandamento recebemos ordem de adorá-lo diretamente e não através de qualquer objeto intermediário. Centenas de outras passagens também condenam a feitura e o culto de imagens:

“Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás, porque Eu Sou o Senhor teu Deus...” Ex 20:4-5
“Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagens de escultura, nem coluna, nem poreis pedra com figuras na vossa terra para vos inclinardes a elas: porque Eu Sou o Senhor vosso Deus” Lv 26:1
“Guardai bem vossas almas, porque não vistes nenhuma figura no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; Para que não corrompais, fazendo para vós alguma imagem de ídolo, na forma de qualquer figura ou semelhança de homem ou de mulher.” Dt 4:15-16
“Eu Sou o Senhor, este é o meu nome! Não darei minha glória para outro, nem meu louvor aos ídolos.” Is 42:8
“Todos os que tem ídolos são nada, e suas coisas mais preciosas não têm proveito, e seus próprios intérpretes nada vêem, nem entendem, para que sejam envergonhados. Quem molda um deus, e funde uma imagem de metal, é de nenhum préstimo.” Is 44:9-10
“O carpinteiro mede a madeira com uma linha e faz um esboço, (...), ele o faz na forma de homem, de um homem em toda a sua formosura, para que habite num santuário. Ele derruba cedros, talvez apanhe ciprestes, ou ainda um carvalho (...), então isto serve ao homem para queimar, e toma delas e se aquece, acende um fogo e assa um pão. Mas também modela um deus e o adora, faz uma imagem e se curva diante dela. Metade da madeira ele queima no fogo (...), com o resto que lhe sobra ele faz um deus, uma imagem de escultura, e se prostra diante dele, e o adora, e lhe dirige uma oração, e diz: Livra-me, porque tu és meu deus. Eles nada sabem nada entendem, seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender. Ninguém para pra pensar, ninguém tem conhecimento ou entendimento para dizer: Metade dela usei no fogo, assei pão sobre suas brasas, assei carne e comi. Faria eu algo repugnante com o que sobrou? Iria eu ajoelhar-me diante de um pedaço de madeira?” Is 44: 13-19
“Ajuntem-se e venham, reúnam-se vocês, fugitivos das nações. Nada sabem aqueles que levam de um lado para outro imagens de madeira, que oram a deuses que não podem salvar.” Is 45:20
“Todo homem se tornou estúpido, todo ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu, pois, suas imagens são mentiras, elas não tem fôlego de vida. São inúteis, são objetos de zombaria. Quando vier o julgamento delas, perecerão.” Jr 10:14-15
“De que vale uma imagem feita por um escultor? Ou um ídolo de metal que ensina mentiras? Pois aquele que o faz confia em sua própria criação, fazendo ídolos incapazes de falar. Ai daquele que diz a madeira: Desperte! Ou a pedra sem vida: Acorde! Poderá o ídolo dar orientação Está coberto de ouro e prata, mas não respira. O senhor, porém, está em Seu santo templo, diante dele fique em silêncio toda a terra.” Hc 2:18-20
Se os apóstolos retornassem a terra hoje, certamente não conseguiriam ver diferença alguma entre o culto pagão a ídolos que eles tanto combateram e o costume atual dos católicos romanos de ajoelhar-se diante de imagens, queimar velas para as mesmas, de beijá-las, de orar a elas e de carregá-las em procissões públicas. A igreja romana de hoje está tão completamente entregue a idolatria quanto estava à cidade de Atenas, quando o apóstolo Paulo a visitou. Muitos padres não crêem nas imagens, mas eles a guardam em suas igrejas porque é um costume já estabelecido pelas autoridades do Vaticano. Os efeitos morais e religiosos do culto as imagens são invariavelmente ruins. Degradam o culto prestado a Deus. Afasta a mente do povo em relação a Deus, que é o verdadeiro motivo do culto, e o leva a colocar a sua confiança em deuses que parecem estar perto, mas que não podem salvar. Vale aqui a citação do apóstolo Paulo aos Gálatas no capítulo 4 e versículo 16: “Tornei-me por acaso, inimigo de vós por falar a verdade?”

Vamos analisar agora o culto prestado a Maria:
A Igreja Católica Apostólica Romana tributa a Maria, mãe de Jesus, vários títulos e honrarias que pertencem exclusivamente a Jesus Cristo. Com isso não concordam os evangélicos, e isto tem gerado inimizade entre católicos e evangélicos, julgando os católicos que os evangélicos desrespeitam a Maria, mãe de Jesus. Os evangélicos se esforçam para respeitar Maria, baseados no que diz a Bíblia sobre ela, enquanto o ensino católico no Brasil, sobre Maria, está tão fora da Bíblia, que o culto que se presta a ela pode ser denominado simplesmente de Mariolatria. Os evangélicos não odeiam a Maria, que foi a mãe de Jesus Cristo, quando Ele esteve aqui na terra, eles só querem vê-la no seu próprio lugar, indicado pela Bíblia. Os evangélicos têm verificado que os títulos e honrarias prestados a Jesus, na Bíblia, são transferidos a Maria, colocando-a em diversas oportunidades como alguém a quem se deve recorrer. O apóstolo Pedro em sua segunda carta, no capítulo 3 e versículo 18, recomenda que: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.” Para desfazer esse equívoco, nada melhor do que apresentar o que a Bíblia realmente fala de Maria, e depois confrontar com a posição da igreja católica sobre Maria. Para esse confronto, vamos examinar o livro “GLÓRIAS DE MARIA”, de Santo Afonso de Ligório, doutor da igreja católica e fundador da Congregação do Santíssimo Redentor. A editora é Editora Santuário de Aparecida, onde se situa o Santuário de Maria Aparecida. Os editores informaram que o livro é uma das obras mais conhecidas de Santo Afonso de Ligório, um livro que em 237 anos, teve 800 edições, e é considerado pela Igreja Católica Apostólica Romana o livro de maior autoridade sobre Maria:
Diz a Igreja Católica: “Maria é a protetora dos pecadores.”
“Eis aqui como em todas as batalhas com o inferno, seremos sempre vencedores seguramente, se recorrermos à mãe de Deus e nossa também, dizendo e repetindo: Sob a tua proteção nos refugiamos oh santa mãe de Deus! Quantas vitórias têm os fiéis alcançados do inferno quando recorrem a Maria...” (Página 49 do Livro Glórias de Maria)
Diz a Bíblia: “Jesus é o único protetor dos pecadores.”
“Meus filhinhos, vos escrevo estas coisas para que não pequeis. Se, porém alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro.” I João 2:1-2
“Jesus, no entanto, continua para sempre, tem o seu sacerdócio perpétuo. Por isso, também pode salvar totalmente os que por meio dele, aproximam-se de Deus, pois, vive sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:24-25

Diz a Igreja Católica: “Maria sofreu por nós.”
“Verdade é que Jesus quis ser o único a morrer pela redenção do gênero humano, mas viu como Maria desejava ardentemente tomar parte na salvação dos homens. Decidiu então que ela, com o sacrifício e a oferta da vida do seu filho, cooperasse para a nossa salvação, e deste modo viesse a ser das nossas almas.” (Página 47 do Livro Glórias de Maria)
Diz a Bíblia Sagrada: “Somente Jesus é que sofreu por nós.”
“Mas Jesus, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, assentou-se a direita de Deus, esperando daí em diante, até que os seus inimigos sejam colocados por estrado e seus pés. Porque com um único sacrifício, aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.” Hebreus 10:12-14
“Mas Deus prova o seu amor para conosco, pelo fato de Cristo ter morrido por nós, quando ainda éramos pecadores.” Romanos 5:8


Diz a Igreja Católica: “Maria é o caminho da salvação.”
“Seguindo a Maria, você não errará o caminho da salvação...” (Página 85 do Livro Glórias de Maria)
Diz a Bíblia Sagrada: “Jesus é o único caminho da salvação.”
“Disse-lhes Jesus: Eu Sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Evangelho de João 14:6


Diz a Igreja Católica: “Maria é salvação de todos os homens.”
“Acolhei-nos sob a vossa proteção, se salvos nos quereis ver, pois, por intermédio de Maria esperamos a salvação.” (Página 147 do Livro Glórias de Maria)
Diz a Bíblia Sagrada: “Jesus é salvação de todos os homens.”
“Não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos.” Atos dos Apóstolos 4:12



Diz a Igreja Católica: “Maria, nossa mediadora.”
“Ide a Maria, pois, o Senhor decretou não conceder favor algum sem a mediação de Maria. Por isso nas mãos dela está a salvação...” (Página 144 do Livro Glórias de Maria)
Diz a Bíblia Sagrada: “Jesus, nosso único mediador.”
“Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” I Timóteo 2:5


Diz a Igreja Católica: “Maria, é a rainha dos céus.”
“(...) Pelo contrário, os demônios tanto receiam a rainha dos céus, que como fogo, fogem quando se invoca o seu grande nome.” (Página 216 do Livro Glórias de Maria)
Diz a Bíblia Sagrada: “Jesus é o único Rei dos céus.”
“Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecer ofertas a outros deuses, provocando-me a ira.” Jeremias 7:18
“Guardes o mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual no tempo certo e próprio há de ser revelada pelo bendito e único soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. O único que possui a imortalidade, que habita a luz inacessível, a quem homem algum jamais viu e nem pode ver. A Ele a honra e o poder eterno para sempre.” I Timóteo 6:14-16
Tive a cautela de confrontar as declarações da Igreja Católica sobre Maria, com a Bíblia Sagrada, e pergunto a você, querido leitor: Os evangélicos são inimigos da Maria Bíblica? A resposta só pode ser uma: É claro que não! Os evangélicos apenas não aceitam os absurdos que a Igreja Católica inventa sobre Maria. E agora? Qual sua posição? Aceitar o que a Palavra de Deus diz, ou o que a Igreja Católica determina mesmo ela sendo contrária a Bíblia? Vale aqui novamente a citação do apóstolo Paulo aos Gálatas no capítulo 4 e versículo 16: “Tornei-me por acaso, inimigo de vós por falar a verdade?”

Vamos analisar agora a verdade sobre os papas:
Na suposição de que Cristo edificou a Sua Igreja sobre o apóstolo Pedro, os Papas trataram de estabelecer uma linha de sucessão. Para isso embaralharam as palavras gregas “Petros” () e “Petra” (), encontradas no Evangelho de Mateus 16:18 e aplicaram uma exegese (que vem a ser uma espécie de comentário para esclarecimento de um texto ou de uma palavra) com más intenções, confundindo os fiéis. Ora, se Petros quer dizer “pedrinha”, e Petra significa “rocha”, e tanto no texto como no contexto ambas se referem a Cristo como a “rocha da salvação”, fica evidente sobre qual das expressões gregas o texto diz onde a Igreja foi edificada! Cristo disse ao apóstolo Pedro: “Também Eu te digo que és Petros (pedrinha), e sobre esta Petra (rocha), edificarei minha igreja...”
Nenhum autor grego jamais empregou a palavra “Petros” no sentido de “Petra”. Santo Agostinho, um dos doutores da Igreja e bispo de Hipona, ensinou que a pedra referida no Evangelho de Mateus 16:18 é Cristo: “Pedro era conhecido como Simão Petros e não Simão Petra, ele foi pastor de ovelhas e não pastor de pastores.” (Citado por H. Lidell, Greek And English. Lexicon in Lócus). Jesus Cristo falava perfeitamente o Aramaico, uma língua popular na época, e certamente o grego que era usado nas grandes cidades, por essa razão o Catolicismo quando se vê em dificuldades com essa passagem, diz que o texto foi proferido em aramaico. Imaginemos que tivesse sido então, Cristo teria dito em aramaico: “Também Eu te digo que é Kephas, e sobre esta Kephas edificarei a minha igreja...”, teríamos um sério problema de tradução aqui, pois no Evangelho de João 1:42, a primeira expressão Kephas que aparece significa Pedro e não Rocha. Torna-se difícil colocar o apóstolo Pedro no lugar de Cristo, como quer a Igreja. Se a Igreja Católica Apostólica Romana deseja encontrar o sucessor de Cristo na Terra, basta folhear o Novo Testamento, no Evangelho de João 14:15-18, qualquer outro sucessor que não seja o que está mencionado nesta passagem, é contrário as Escrituras. O Vaticano até hoje evita mencionar as histórias ou reproduzir as biografias de muitos Papas, por elas não harmonizarem com o que o Vaticano diz representar na Terra. Você quer exemplos?
1-O Papa Nicolau V (1447-1455), autorizou o rei de Portugal a “guerrear contra os povos africanos, confiscar suas terras e fazer deles escravos.” Ele ainda proclamou a seguinte frase: “Sou tudo em todos, minha vontade prevalecerá, se Cristo mandou Pedro embainhar a espada, eu mando desembainhar.”
2-Santo Afonso de Ligório (1700), canonizado pelo Vaticano, escreveu que “se alguém roubar pouco, sendo este ladrão pobre, não comete pecado.” (Dabium, Ligório, Chiniqui, pg. 122), Será este o padroeiro dos trombadinhas?
3-O Papa Pio V (1572-1585), organizou o extermínio de 100 mil Anabatistas (um grupo de protestantes da época). Este mesmo Papa, junto com os jesuítas, insuflaram as igrejas e exterminaram 70 mil protestantes na noite de 24/08/1572 na França. Ele celebrou o ato cunhando moedas comemorativas ao massacre.
4-O Papa Marcelo II (1555) registrou em sua biografia, censurada pelo Vaticano, que “dificilmente um Papa escaparia do inferno.” (Vita Del Marcelo II, pg. 132)
5-O Papa Alexandre VI (1492-1503), foi o mais devasso de todos, chegando a ser o amante de sua própria filha, Lucrécia Borgia.
6-O Papa João XXIII (1410), não confundir com o Papa João XXIII mais recente, é que ambos usaram o mesmo nome, só que o mais antigo talvez tenha sido o pior de todos, ele violou mais de 200 virgens, mulheres casadas, freiras e acabou convivendo com a mulher de seu irmão.
7-O Papa Pio IX (1846-1874) demonstrava uma completa aversão a Bíblia, a ponto de declarar que: “A leitura da Bíblia é um veneno.”

Estas informações e muitas outras podem ser encontradas no livreto: “Documentário: O Estado do Vaticano”, da Editora L.E.R., 16º Edição.

Vamos analisar agora os Livros Apócrifos:
Os Livros Apócrifos (cuja palavra vem do grego, “Apokrypha”, e quer dizer escondido, oculto), são livros cuja autenticidade nunca se provou, e, portanto acabaram sendo rejeitados pelos escritores eclesiásticos, como escrituras não-sagradas. A Igreja Católica Apostólica Romana aprovou alguns livros apócrifos em 8 de abril de 1546, simplesmente para combater a Reforma Protestante, ocorrida em 31 de outubro de 1517. Notem que somente em 1546 é que a igreja romana aprovou a inclusão dos livros apócrifos, porque não o fez antes? Nesta época os protestantes se opunham aos ensinamentos da igreja romanistas com relação: ao Purgatório, ao Limbo (local para onde vão as crianças que morrem sem o batismo romano), a oração pelos mortos, a salvação pelas obras, ao culto a Maria, ao pagamento de Indulgências (pagar os pecados através de dinheiro). A primeira edição da Bíblia com os livros apócrifos já incorporados deu-se somente em 1592, através de uma autorização do Papa Clemente VII (o mesmo Papa que mandou prender Martim Lutero, e determinou a ele: “Submeta-se a nossa autoridade ou morrerás queimado”). Os livros apócrifos nunca estiveram presentes no Cânon Hebraico, nunca foram citados por Jesus ou pelos autores do Novo Testamento, a maior parte dos chamados “pais da igreja” não concordavam em considerá-los Livros Sagrados, o primeiro concílio das igrejas, o Concílio de Nicéia em 325 DC (assembléia de líderes religiosos da época), jamais os considerou sagrados. Muitos dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana foram baseados em lendas impregnadas por crendices, que acabaram por rebaixar o nível do cristianismo ao mesmo nível do paganismo. Quase todos os seus dogmas foram criados com fins lucrativos, outros conferem ao clero certa autoridade e influência, que fiel algum da igreja questiona o que foi estabelecido. Devido essas alterações a Igreja Católica Ortodoxa em 869, separou-se da igreja de Roma, recusando aceitar tantas heresias e submissão ao Papa, dizendo que “a blasfêmia foi quem coroou o Papado.”
“Toda Palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescente ás suas Palavras, para que não te repreendas, e sejas achado mentiroso.” Provérbios 30:5-6
“Estou admirado de que tão rapidamente deserteis daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro Evangelho. O qual não é outro, senão que há alguns que vos são perturbadores e querem perverter o Evangelho de Cristo.” Gálatas 1:6-7
Porventura existe alguma falta de harmonia ou algo discordante, contraditório em tudo que afirmamos? Ou tudo está claro, evidente e provado pelas Sagradas Escrituras?
Vale aqui novamente a citação do apóstolo Paulo aos Gálatas no capítulo 4 e versículo 16: “Tornei-me por acaso, inimigo de vós por falar a verdade?”


Se você leu este texto até aqui, analisou as informações, constatou tudo com o que diz a Bíblia e pode comprovar que raramente o clero romano divulga com exatidão as verdades bíblicas, gostaria de lhe dizer que existe alguém que se preocupa com você. Não tivemos a intenção de ofendê-lo. Ao alertá-lo sobre as mentiras que a igreja romana tem pregado, a nossa intenção é que você possa parar e refletir algo muito sério e importante para sua vida: você está com a sua alma a um passo da eternidade, agora depende de você de qual lado você quer passar essa eternidade..
Se você sente o desejo de negar as mentiras que os homens pregam, e quer aceitar a salvação que Cristo oferece, faça com sinceridade esta oração:
“Senhor Deus Todo-Poderoso, Criador dos Céus e da terra, graças te dou, porque a tua misericórdia me alcançou. Obrigado Senhor Jesus Cristo por tudo que realizaste lá na cruz por mim. Arrependo-me de ter vivido em pecado e longe de ti. Perdoa-me e lava-me com teu sangue precioso que foi derramado por mim. Eu aceito a salvação que o Senhor me oferece. Em nome de Jesus Cristo, Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário